Orlando Freire Neto
A palavra planejamento faz parte do vocabulário de um grande número de pessoas. Cada vez mais as pessoas recorrem a algum plano quando pretendem realizar seus desejos e necessidades. Naturalmente cada uma dessas pessoas, ou até mesmo as organizações, possuem uma idéia aproximada do que significa planejamento.
Em termos de planejamento de transportes o consenso é que existem ofertas e demandas nem sempre existindo em uma igualdade de funcionamento. Ao considerar as duas demandas a serem satisfeitas, o transporte de cargas e o transporte de passageiros, é indispensável a satisfação também das necessidades oriundas que ofertam para essas duas demandas. Porém, o transporte de cargas obedece a uma ordem de reflexão que segue a lógica do produtor, ou fornecedor de um produto, que passa por problemas com diferentes características de solução.
Os problemas de quem faz a oferta do serviço de transportes, as empresas de um modo geral, possuem variáveis e eventos cuja mensuração e tratamento é mais evidente. É a objetividade do empreendimento e da atividade empresarial que força soluções viáveis para satisfazer as demandas.
Por outro lado, o transporte de passageiros, requer uma lógica, uma vez que considera fatores em uma escala mais abrangente e mais complexa oriundos do conjunto das variáveis que compõem a vida do cidadão e dos diversos aspectos que envolvem a atividade empresarial do ofertante do serviço de transporte.
A acessibilidade é um dos problemas mais complexos do planejamento de transportes. O outro é a mobilidade. O primeiro diz respeito às formas pelas quais algo poderá ser deslocado, de que forma poderá haver movimentação entre dois pontos. Constitui-se em um conjunto de oportunidades de acesso a determinadas atividades oriundas das necessidades dos vários grupos sociais. Esses dois conceitos induzem o planejamento, coloca o tomador de decisão mais próximo das questões cruciais e o faz procurar por soluções que nem sempre passam pela sofisticação tecnológica.
A acessibilidade e a mobilidade são dois termos que cercam o planejamento de transportes. Na verdade, o planejamento gira em torno desses dois eixos centrais sem os quais itens importantes como moradia, saneamento básico, saúde e uso do solo, não poderiam ser realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário