A relação entre oferta e demanda, essa é o grande desafio, encontrar um ponto onde satisfaça ambas as partes de interesses consumidores e produtores.
Temos que ter como base esse estudo bem critico pois é nele que vamos dimensionar a frota para que possamos maximizar o sistema. Analisar de fato de um onde concentra se os grandes pólos geradores de viagens, pois de nada adiantaria dimensionar e distribuir essa frota , locando alguns recursos para onde a demanda seria baixíssima tendo em vista que dimensionou pela quantidade global da município, temos que ter o devido cuidado na hora de avaliar todos esses requisitos , como origem/destino, motivo do translado, tempo utilizado no deslocamento, custo/viagem entre outros.
Temos que verificar quantas empresas existe na cidade oferecendo esse serviço do transportes de pessoas, seja ela pública particular, alternativa, pois assim podemos ver a situa cão de concorrência da cidade facilitando para uma melhor avaliação da realidade vivida em cada município.
E quando nos referimos a pessoas tem considerar também o aspecto cultural como por exemplo , em Manaus, quando um grupo de amigo reúne se para ir a um evento/festa em sua maioria desloca-se mais de um vez para outros locais diferentes daquele planejado inicialmente.
Então sabendo disso poderíamos utilizar algumas linhas de ônibus coletivos para atender essa grande demanda que existe e sabedores dessa situação implantar linha que alimentassem esses pólos geradores de viagens que são as casas de shows.
E esse citado acima é um fato recorrente na nossa cidade, apenas grandes eventos são disponibilizados um frota maior em que circulam com viagens adicionais.
Podemos maximizar o sistema adaptando de uma forma empírica enquanto não fizesse um estudo mais apurado no intuito de haver uma melhoria a curto prazo realocando o ônibus onde a demanda fosse menor e colocando numa área/bairro onde esse solicitasse de mais ônibus.
Tem se um certa dificuldade de se realocar ônibus em nossa cidade nas zonas criticas como os bairros da Zona Leste por conta da falta de acessibilidade, tem uma péssima infra-estrutura para acomodar uma frota maior, ruas esburacadas, aclives e declives elevados, tudo isso implica que o sistema torne se deficiente. Como solução proporiam uma real ação conjunta com o governo disponibilizando uma boa infra-estrutura para que não se gastasse com manutenção excessiva em ônibus, que esse é um dos indicativos para que se cobre um valor superestimado.
Regularizando todos os meio de transporte alternativos, como Kombi lotação , moto-taxi, os micro ônibus executivos para a cidade como o todo para que abrisse a concorrência pelo usuário , melhorando a acessibilidade e mobilidade pois teria mais modos de deslocar para qualquer que fosse o seu destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário