sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dados, recursos preciosos para maximização do planejamento.

Vê se a dificuldade que encontramos em obter dados precisos a fim de planejar de uma forma que atenda todas as necessidades uma população, esse processo para que tenha sucesso tem que haver um empenho de grandes proporções dependendo do objetivo da pesquisa gerando uma grande mobilização de recursos humanos e financeiro, pois se adotar apenas como o recomendado teremos uma amostragem que pode ser não condizente com a realidade da cidade pesquisada.
Devemos nos ater a várias características e padrões das viagens dos usuários do sistema e área de interesse de estudo, deve limitar a área tornando assim a pesquisa mais objetiva e minimizando os custos. Temos vários métodos para levantar esses dados, um deles bem eficiente é o de entrevista in locum donde pergunta se do usuário a sua origem e destino, modal utilizado do percurso trafegado. Mesmo esse tendo que contar com a confiança do entrevistado, pois o mesmo pode falsear o resultado da pesquisa distorcendo a verdade.
Outro utilizado em transportes públicos onde se concentra a grande massa é feita através de bilhete onde se deve responder ao longo do trajeto do deslocamento, porém fica difícil, pois são poucas pessoas que se dispõe a respondê-los.
Se para o transportes de pessoas todos esses obstáculos devem ser vencidos , então vemos o de carga não é tão simples, por conta da segurança em que não esta a favor da população, caso tentarmos um entrevista , logo veremos que não obteremos muito sucesso pois muito recusarão por conta da segurança , o entrevistado será aquele que transporta a carga , então não dirá a verdade ou falseará a pesquisa pois pode tornar alvos de ladrões, correndo um grande risco,com isso dificultando o acesso a informação.
Ou tomemos essa informação na própria empresa tendo que haver toda aquela burocracia, papelada, para saber origem/destino da carga, tempo gasto,modais utilizados durante o deslocamento da carga, tipo de carga entre outros aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário