Já alguns anos especulam-se muito o fim do mundo, profecias de Nostradamus do ano 2000, os Maias calcularam o alinhamento galáctico, o mundo sofrer uma inversão nos pólos e destruindo, daí surgiu outro mito o mundo vai acaba, a ciência especula-se o aquecimento global, estamos destruindo o planeta, assim continuamos nossas vidas normalmente, com um certo receio do que pode vir acontecer com a nossa espécie. Especulações, mitos ou realidade, a verdade é que a vida continua, os seres humanos se multiplicam a cada dia que passa, com isso vem às necessidades de ocupa mais espaço, e as pessoas estão voltando-se cada vez mais para as grandes cidades. Estamos próximo a realização de um grande evento esportivo (copa de 2014), que vai atrair muitos interesses para nossa região, existem grandes projetos de reestruturação da cidade de Manaus e a criação de uma região metropolitana, em Novembro teremos a inauguração de uma grande obra “ponte do Rio Negro” que vai dar acesso a cidades próximas da capital, desenvolver essas regiões que ainda tem o turismo ecológico como uma das principais fontes de renda.
Depois da ponte pessoas vão migrar para essas cidades com a expectativa de uma vida melhor, pessoas das mais diversas classes sociais: desde operário até grandes empresários, prédios na orla amazonense vão surgir, e nas extremidades os bairros todos desordenados. Será que essa região está sendo pensada pra daqui a cinqüenta anos? É melhor pensarmos logo nas cidades de Novo Airão, Iranduba, Manacapuru, Cacau Pirera para não cometer os erros cometidos em Manaus.
É bom olhar para o futuro e implanta um plano urbanístico de ocupação do solo, um rígido controle de obras e invasões, fiscalizar a cidade com intensidade, em quanto às cidades são pequenas e assim planeja e controla as cidades para receber o comercio, a indústria e moradias, prevenir logo, construir calçadas para pedestres, ciclovias e prepara essas cidades para receber transporte coletivo de qualidade e rapidez, verticaliza a cidade para ter um controle maior, cria alternativas de interações rápidas e eficientes, dessas cidades que irão compor essa região metropolitana. Temos grandes exemplos: São Paulo, Rio de Janeiro e outros lugares do mundo. A Ponte do Rio Negro vai ser mais que simples um fato de travessia rápida para outras cidades, ou das outras cidades para capital, é que pode- se chama desenvolvimento do Estado do Amazonas, então vamos adiantar-mos e controla a situação, enquanto não tem uma explosão demográfica, e ficamos preparados se vier acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário