Thiago Gomes Silva
A estatística tem se tornado a melhor maneira de gerenciar os dados para o planejamento, uma vez que é bem difícil obter de maneira precisa cem por cento dos dados. É bem necessário estimar uma demanda, às vezes até prever uma demanda, para poder ofertar um bem ou serviço.
A princípio quanto maior a quantidade de dados melhor, pois a visualização do comportamento será mais próxima da real. Por outro lado, quanto maior a quantidade de dado, mais difícil e mais caro será de obtê-los.
Em transportes, conhecer movimento urbano é fundamental para a criação de medidas para minimizá-los, principalmente as migrações pendulares, que são aquelas viagens que ocorrem diariamente para o trabalho ou escola.
Bom seria que as empresas de ônibus, em Manaus, tivessem dados de viagem e destino de seus passageiros, assim poderiam oferecer mais ônibus para as locais de mais demanda. Já para o transporte de cargas é esses dados são existentes, porém não são fornecidos.
Claro que esses estudos estáticos necessitam de recursos, então, muitos optam por não fazer pesquisa. No entanto, o planejamento é prejudicado.
Diante do exposto acima, a necessidade de se ter estrutura dados é importantíssima para o planejamento dos transportes, eles devem ser aberto ao conhecimento das pessoas responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário