Obtenção de dados para o planejamento
Ernani de Souza Morais Neto
Tão importante quanto iniciativas planejadas para o transporte é um levantamento de dados que represente o comportamento dos usuários de transportes referentes às escolhas que estes utilizam para se locomover. Esses dados são coletados através de pesquisas que exigem altos recursos financeiros e devem fornecer informações do tipo: tempo da viagem, propósito da viagem, modelo de transporte, número de passageiros entre outros. Porém não podem ser fraudados, já que para planejamentos bem elaborados são necessárias informações reais da população.
Esses estudos além de mostrarem os motivos que influenciam as viagens e as características destas, através de pesquisas realizadas corpo a corpo com os habitantes, devem apresentar a origem e o destino desses passageiros, esta segunda informação pode ser obtida com registros de embarque e desembarque das empresas de transporte. Tudo isso é necessário pelo fato da mobilidade de bens e pessoas tender a se comportar de maneira diferente dentro do espaço urbano, ou seja, a estatística realizada com o auxílio do conjunto de dados coletados irá informar onde deverão ser feitas a intervenções por parte do poder público.
Dentre esses estudos um bom modelo a ser seguido é o método que delimita uma área de análise, chamado cordão externo. Nesse modelo serão conhecidas profundamente as características da área em questão com o auxílio das pesquisas domiciliares, no entanto deverá seguir certos critérios de modo a garantir sua eficiência, um exemplo é a demarcação da área cobrindo as regiões cruciais da cidade.
Quaisquer que sejam as medidas adotadas para obtenção dos dados para planejamento dos transportes, leva-se em conta que serão informações utilizadas para projetos, ou seja, terão a responsabilidade de garantir o futuro da mobilidade e acessibilidade dos cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário