segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Crescimento e Desenvolvimento

Ernani de Souza Morais Neto
Não é de hoje que existe essa preocupação, no entanto a cada ano que passa o problema do crescimento desordenado e o mau uso do solo das cidades gera uma avalanche de problemas no tráfego urbano. O desenvolvimento dos setores industriais e de serviços é inevitável com a atual situação econômica do país, o resultado disso é o aumento do número de fábricas, centros comerciais, fornecedores de serviços, tanto privados quanto públicos e consequentemente a quantidade de mercadorias e pessoas a serem transportadas.
O primeiro passo para dar início a um programa do planejamento do crescimento é a elaboração de legislações com o intuito normalizar as iniciativas de instalações ou edificações que atraiam quantidade considerada de pessoas, essas iniciativas de construções, também conhecidas como PGT,s (pólos geradores de tráfego), devem possuir tais leis como elementos de controle. Entretanto o empreendedor não pode ser desmotivado, medidas compensatórias, abonos fiscais durante a fase de investimento do empresário ou qualquer outro incentivo que esteja dentro dos parâmetros legais, auxiliará o desenvolvimento equilibrado das zonas urbanas. A diminuição da burocracia e o estreitamento de relações do governo com a iniciativa privada, têm contribuição fundamental para execuções de projetos e pequenas obras que beneficiarão tanto a usuários quanto as empresas, a exemplo disso estão projetos e instalações de sistemas de sinalizações eficientes, construções de obras que melhorem a acessibilidade dos clientes, isso de acordo com o perfil dos consumidores que o estabelecimento deseja atingir e outras mais soluções para o tráfego dentro da área de influência que o pólo exerce sobre a região.
É importante ressaltar que por trás de todo esse trabalho deve-se haver uma conscientização geral da sociedade, a classe acadêmica em conjunto com as autoridades competentes e as empresas devem dar o exemplo e repassar à população. Um bom começo seria a adoção da educação no trânsito abordando esses assuntos para os futuros empreendedores e os alunos do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário