Em Manaus a falta de planejamento por parte dos governos tem afetado diretamente o modo de vida de sua população. No âmbito dos transportes isso não é diferente, pelo contrário, a área de atuação dos transportes é uma das mais importantes e tem tido grande impacto na má qualidade de vida dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo, mas se o planejamento de transportes é tão importante, por que os governos não dão o seu devido valor. A seguir serão mostradas algumas das causas principais e o que poderia ser feito para se mudar essa situação.
Atualmente se tem visto um grande número de projetos e obras em execução na cidade com o intuito de mudar o caos que é o trânsito. Um dos aspectos mais interessantes é que o trânsito afeta todos os cidadãos da cidade, tanto os abastados quanto os mais humildes, com a diferença, claro, na proporção de como esse transtorno afeta cada um. Primeiramente deve-se analisar a obra do viaduto da Bola do Coroado, uma obra muito bonita, cara e que deveria estar ajudando o trânsito de Manaus, mas que aumentou a velocidade de fluxo de todos os veículos que passam por ela e fez com que os engarrafamentos que ali existiam fossem distribuídos para outras zonas, ou seja, ao invés de se ter um engarrafamento agora se tem três e em diversos pontos adjacentes à obra. Claro que não se pode tirar o mérito da obra, mas será que realmente um viaduto seria necessário à solução dos problemas de trânsito daquela região? Acredito que soluções mais simples poderiam ter sido tomadas como, por exemplo, placas de sinalização indicando rotas alternativas aos destinos a que as pessoas que utilizavam a rotatória costumavam ir, rodízio de horários de saída das empresas que possuem rotas que por ali iriam trafegar com isso diminuindo a demanda em horários de pico. Tais soluções são simples e poderiam ter efeitos tão bons quanto os efeitos do viaduto, mas a um custo muito menor.
Outro ponto importante a ser analisado é que os governos em geral dão mais valor ao transporte individual e não ao coletivo, fazendo com que o transporte individual seja mais atrativo e com isso aumentando o número de veículos que trafegam nas rodovias. Tal ato acaba saturando a capacidade das rodovias em absorver o fluxo de veículos. Será que ninguém pensou que, se os ônibus fossem mais atrativos, no sentido da pontualidade, rapidez, as pessoas iriam preferir utilizá-los ao invés de comprar carros, motos? Com o transporte coletivo mais atrativo a quantidade de veículos nas ruas iria diminuir e o fluxo iria ter sua velocidade aumentada diminuindo o tempo de espera dos passageiros e o tempo de viagens das pessoas que utilizam o transporte individual. E o mais importante para os empresários do transporte coletivo é que os ônibus teriam rotatividade, ou seja, iriam encher e esvaziar várias vezes gerando muito mais receita. Em resumo se fosse investido muito mais no transporte coletivo no sentido de melhora nas rotas, diminuição do tempo de espera e viagens todo o sistema de transporte da cidade seria melhorado e as grandes obras não precisariam ser feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário