sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O USO INDEVIDO DO SOLO EM NOSSA CIDADE

Roberto Fernandes e Silva Junior

Existe, atualmente no Brasil, uma grande preocupação quanto ao uso excessivo do transporte individual, e principalmente, com os impactos causados por este fenômeno. Uma dedução básica do planejamento dos transportes é a de que usos diferentes do solo geram padrões de viagens diferentes. Se as viagens urbanas se fazem por meio do sistema viário urbano, então este também deve ser vinculado ao tipo de ocupação que ele serve, porém, não é considerada no planejamento das cidades, que se baseia na oferta de espaço, gerando custos sociais, econômicos e ambientais que hoje são inadmissíveis como: grandes distâncias a serem vencidas pela infra-estrutura viária e tempos de viagem elevados.

Hoje existe uma interação entre transporte e uso do solo nas áreas urbanas, a acessibilidade dada pelo transporte é considerada como uma variável importante para diferentes tipos de uso do solo, pois é um fator essencial para localização de shopping Center, lojas, escritórios e residências, locais com alta acessibilidade tendem a ter um desenvolvimento mais rápido que outras áreas. Na cidade de Manaus, os locais com grandes acessibilidades como, por exemplo: Avenida Djalma já se tem um nível de desenvolvimento bastante saturado, o uso do solo nessa região já traz um impacto significante de algum fator sobre a freqüência de viagens, onde diariamente, se observam congestionamentos, e que tem como conseqüência uma redução da mobilidade urbana e um aumento da poluição atmosférica, atingindo a qualidade de vida de nossa população.

Como o fluxo de automóveis é constante nessa determinada área da cidade, devido à concentração de shoppings, faculdade, escola e outras lojas, é preciso haver mudanças para que enfim o transito caótico de Manaus possa escoar melhor, pois daqui a quatro anos vamos sediar uma copa do mundo e são precisos diversos planos para que a infra-estrutura de nossa cidade tenha capacidade de sediar tal evento.

Tendo como objetivo aumentar a mobilidade urbana, integrando transporte e uso do solo, com vistos a reduzir a utilização do transporte privado, evidenciando uma necessidade de desenvolver estudos para o transporte e a ocupação urbana, trazer como benefícios as facilidades para o pedestre e o ciclista como incentivo do uso do transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário