sexta-feira, 19 de julho de 2013

A FALTA DE CALÇADAS TRAFEGÁVEIS NA CIDADE E COMO MUDAR ESTE CENÁRIO

Cidades planejadas tem como prioridade o tráfego de pessoas em suas vias, seja por bicicleta ou caminhada. Estas geralmente fazem com que sua população tenda a usar mais os meios não motorizados, pois as atraem devido as suas condições agradáveis para passeio. As calçadas são um tipo de via que permite esse transporte. Manaus deixa a desejar nesse quesito, já que em suas principais vias, poucos são os trechos possíveis de ser completados por meios não motorizados como bicicletas ou mesmo a pé.

Uma avenida que poderia começar a instalar calçadas passeáveis e mudar esse cenário era a Djalma Batista, pois possui vários pontos atrativos à população como shoppings e praças, além de possuir grande extensão. Uma proposta para levar a Djalma Batista a ter calçadas trafegáveis seria o desbloqueio, alargamento, continuidade e arborização destas, que são estreitas em diversos pontos e também difíceis de passar por vários obstáculos como postes, paradas de ônibus, colunas e estacionamentos.

Para isto ocorrer seria necessário um grande plano e equipe dos governos municipal e estadual no estudo do problema, visto que esta alteração iria afetar muitos estabelecimentos empresariais e comerciais. Uma análise sobre os impactos que uma obra de tais proporções irá gerar, durante e após conclusão, e o cálculo de custos totais, são fundamentais para a viabilização, assim como os objetivos devem estar bem claros para uma conscientização e entendimento dos benefícios futuros para todos.

Um ótimo planejamento com análise das vantagens e desvantagens é de suma importância, pois para a execução disto, seria necessária a desapropriação e recuo de vários estabelecimentos comerciais, deixar várias calçadas intrafegáveis por certo período, o que em uma via de grande movimento seria problemático, além do que, iria gerar transtornos no trânsito como engarrafamento da avenida que é uma das principais da cidade.

Porém os benefícios seriam muito maiores, já que a população passaria a usar mais os meios de transporte não motorizados para se locomover, diminuindo o número de veículos, a poluição visual diminuiria com a implementação da vegetação e distanciamento de edificações, a avenida deixaria a cidade mais atrativa, assim como outras que possuem seus calçadões (Ipanema - RJ, Av. Beira Mar - FO, Av. Paulista - SP e etc.), sendo que poderia ser posto em determinados trechos ou ao longo total, ciclovias, assim como, a cidade estaria caminhando para uma mudança na organização dos transportes, que começaria a priorizar as pessoas e não mais os veículos como em outros tempos. Contribuindo desta forma, para a melhoria da mobilidade urbana que é tanto questionada pelos moradores de Manaus.

Portanto, este problema que é recorrente em todas as principais ruas da cidade teria seu ponto de início para uma correção mais ampla, trazendo vários benefícios como os já citados. Sendo que os habitantes da região são de extrema importância para que isto possa ocorrer, pois sua vontade determina muitas decisões governamentais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário