sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O USO DE FAIXAS EXCLUSIVAS PARA REDUÇÃO DE TEMPO NO TRÁFEGO DAS PESSOAS NA AV. DJALMA BATISTA

Problemas de congestionamentos são comuns em várias cidades do mundo, visto que estas são dinâmicas e estão sempre em crescimento. Sendo assim, cabe aos profissionais das áreas de planejamento e engenharia de tráfego junto com os governantes buscar soluções e irem adaptando a cidade aos novos engarrafamentos e demais problemas que aparecem. As melhorias começam com pequenas intervenções em várias partes do sistema de transportes (calçadas, estacionamentos, sinalizações, vias, dentre outras), que somadas otimizam o tempo no trânsito nas vias das cidades.

Sempre esteve claro que para uma cidade ter boas condições de tráfego, era necessário priorizar o transporte coletivo (ônibus, metrô, etc.). Estes que além de serem mais econômicos para o usuário, são mais eficientes (levam mais pessoas por metro quadrado) e colaboram para redução de impactos ambientais, visto que reduz o fluxo de automóveis particulares. Uma intervenção necessária para dar prioridade ao sistema de transporte coletivo de Manaus, dando maior velocidade e consequentemente redução no tempo de viagem, seria implantar faixas exclusivas para os ônibus nas principais vias. Modelo este, que gera ótimos efeitos no trânsito e é amplamente usado em diversos países desenvolvidos como França, Inglaterra, EUA e também em cidades brasileiras como Curitiba e São Paulo. Em Manaus, uma via que poderia ser base para a implementação do modelo seria a Av. Djalma Batista, que é um via com muitas reclamações dos usuários, por possuir grande quantidade de tráfego e congestionamentos diariamente.

Nela seriam implantadas duas faixas exclusivas em cada sentido da pista como mostrado no esquema da figura 3. Uma no sentido sul-norte começando no cruzamento com a Av. Álvaro Maia e terminando no início da Av. Torquato Tapajós, outra no sentido norte-sul com percurso contrário. Essas podem ser vistas nas figuras 1 e 2. Para o sistema não seguir os erros do Expresso em 2001, a população precisaria ver que o novo modelo funciona. Nisso, um sistema de fiscalização atuante, com multas elevadas aos veículos e demais meios não autorizados para trafegar na faixa é fundamental, pois as pessoas passarão a ver que as leis estão sendo aplicadas e irão consequentemente segui-las. Deve-se também reduzir o tempo
entre coletivos e ter a sinalização adequada. Vale destacar que assim como os demais veículos serão multados caso invadam as faixas exclusivas, os ônibus também terão a mesma punição caso saiam de suas faixas por motivos quaisquer que não de necessidade.

Os coletivos poderão sair das faixas nas seguintes condições: chegada de cruzamento de ruas, no caso, quando o veículo estiver chegando na Djalma, terá uma distância limite para entrar nas faixas após fazer a curva conforme indicado esquematicamente na figura 4, em caso de acidente nas faixas e em reforma destas. Assim como há exceções para os coletivos, os veículos individuais também poderão trafegar nas pistas exclusivas em algumas situações. Táxis, desde que possuam passageiros e não tenham película no vidro que impeça visão interna, porém, não serão permitidos a parar para embarcar ou desembarcar passageiros, estes devem ser feitos em locais autorizados pela empresa reguladora do trânsito de Manaus. Veículos de passeio poderão trafegar no período de 23h30min às 04h30min, assim como motos.

O sistema seria válido para todos os ônibus, inclusive os alternativos (micro-ônibus). Para estes, recomenda-se que haja uma diminuição ou retirada completa de sua frota, que passariam a trafegar apenas em vias secundárias e de menor porte, pois o aumento da quantidade de ônibus de grande porte deve ser prioridade para que mais pessoas possam trafegar na via em menos espaço, evitando os automóveis individuais e de porte médio. O recuo de paradas também seria necessário, já que evitaria que os coletivos parassem desnecessariamente por esperar o que se encontra a frente sair da parada e assim, poderiam trafegar livremente sem perda de velocidade.

Com a implementação deste sistema na Av. Djalma Batista, espera-se que o tempo no transporte coletivo diminua e que mais pessoas passem a usar ônibus para suas viagens diárias. O modelo pode ser de grande ajuda para que seja usado em mais vias da cidade, visto que não é apenas nessa avenida que há problemas com engarrafamentos. Sendo que se bem projetado, executado e mostrando as prováveis melhorias, não haveria porque não ser usado em mais vias da cidade. Esta intervenção, porém, é apenas uma das várias que devem ser feitas na otimização da mobilidade urbana nas vias de Manaus.


Figura 1: Mapa do local de início e término das faixas exclusivas – sentido Sul à Norte
Fonte: Google Maps


Foto do local de início e término das faixas exclusivas – sentido Sul à Norte
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=475912


Figura 2: Mapa do local de início e término das faixas exclusivas – sentido Norte à SulFonte: Google Maps



Figura 3: Modelo de faixas exclusivas na av. Djalma Batista
Fonte: Autoria própria


Figura 4: Exceção de invasão do ônibus em manobras de conversão
Fonte: Autoria própria 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário